Linhas de Pesquisa

Sociedade, Economia, Estado e Ambiente

A linha de pesquisa Sociedade, Estado, Economia e Ambiente tem como foco, de forma complementar, integrada e intrinsecamente comparada, a formação social e a integração da América Latina, tendo em vista o desenvolvimento do modo de produção capitalista; com análise de sua transformação em virtude do processo contemporâneo de internacionalização da economia, bem como as relações entre as dimensões e estruturas socioculturais, econômicas, políticas, educacionais, ambientais e históricas a fim de detectar a dinâmica de seus conflitos sociais e contradições contemporâneas, especialmente nas diferentes dimensões do trabalho rural e urbano; além do estudo da reestruturação do Estado nas fronteiras latino-americanas.  A inserção da dimensão do ambiente se faz presente a partir de 2019, considerando as necessidades da temática ambiental para compreender as questões latino-americanas e por orientação da comissão de área da CAPES.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Mundialização, Trabalho e Políticas Públicas Análise das transformações do trabalho a partir do processo de acumulação contemporâneo e seus efeitos psico-sócio-econômicos e políticos sobre o coletivo social. Avaliação e formulação de políticas públicas adequadas à nova realidade e à cidadania. Argentina, Brasil e México são os países privilegiados como foco de análise. Urbanização, Metropolização e Gestão Urbana na América Latina  Análise dos processos de formação das metrópoles latino-americanas, das suas propostas e alternativas de gestão, especialmente a partir do processo de mundialização e da crise econômica dos anos 80, com as novas tendências de organização do espaço urbano e regional. Políticas Públicas no Campo de Trabalho, Educação e Saúde  Avaliar a mudança de concepção da política pública, novas regulamentações, implementação de programas e suas consequências na América Latina no campo do trabalho, educação e saúde.

Comunicação, Literatura e Cultura ]

A linha de pesquisa Comunicação, Literatura e Cultura tem por objetivo proporcionar, sob a ótica da integração, o estudo das teorias, dos processos, dos sistemas e manifestações culturais, comunicacionais e de linguagem, envolvendo a região latino-americana e destacando-se os aspectos políticos, econômicos, sociais, artísticos, literários, tecnológicos, ambientais e outros. Vale-se da metodologia de estudos comparados com enfoque interdisciplinar, no contexto global da sociedade contemporânea, em que um ponto central dos estudos e das pesquisas é a questão da identidade cultural, considerando especialmente o pensamento crítico dos teóricos latino-americanos para a transformação da sociedade.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Comunicação na América Latina

Análise dos processos de comunicação na região latino-americana e sua influência sobre os atores sociais e suas práticas políticas. Diferentes problemáticas latino-americanas são analisadas face a crise dos paradigmas científicos.  Produção Artística e Crítica Cultural na América Latina Estudo comparado da produção artística e do pensamento crítico da modernidade latino-americana, com o objetivo de discutir as contribuições da arte e da literatura para a formação da consciência sobre a identidade cultural.

Práticas Políticas e Relações Internacionais

A linha de pesquisa Práticas Políticas e Relações Internacionais destina-se ao estudo dos diversos processos de integração e das práticas políticas na América Latina, compreendendo as relações bilaterais e multilaterais, com ênfase nos processos contemporâneos de integração regional, de um lado, e os processos de construção de políticas públicas, a partir da atuação do Estado e da Sociedade Civil, de outro. Para tanto, busca pesquisar os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da integração do subcontinente, considerando as relações internacionais, a formulação de políticas públicas e análise dos processos político-ideológicos. Busca, também, analisar a investigação teórica e prática das experiências de integração e relações políticas dos países latino-americanos, análise de suas respectivas instituições e organizações regionais, bem como propõe examinar tópicos de desenvolvimento em integração e a inserção dos países latino-americanos no sistema internacional. Por fim, a linha de pesquisa inclui também as relações da América Latina e Caribe com a África, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania.

Projetos de Pesquisa Vinculados

Relações e Práticas Políticas na América Latina Estudo das ideologias e práticas sócio-políticas que caracterizam a história latino-americana, desde a consolidação dos Estados Nacionais até a atualidade.  Relações Internacionais  Estudo teórico-prático dos processos econômicos de integração da América Latina e dos problemas ligados aos aspectos políticos institucionais como, por exemplo, ALCALC, ALADI, MERCOSUL, Pacto Andino, Bacia do Prata e Pacto Amazônico.