História

FORMAÇÃO DO PROLAM/USP

O primeiro processo de seleção do PROLAM/USP foi realizado em janeiro de 1989. Contou com a constituição de um corpo docente de 14 (quatorze) Professores Doutores Orientadores, a maioria originária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que foram credenciados pela larga experiência sobre o tema da integração latino-americana. Em março daquele ano, com 16 alunos matriculados – entre os quais, três estrangeiros – iniciaram-se as atividades do Programa em nível de Mestrado, sob a coordenação da Profa. Dra. Irlemar Chiampi.
O Curso de Mestrado em Integração da América Latina foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em 1990. A partir de 1992, começaram a ser defendidas as primeiras Dissertações, de acordo com o regimento da USP, que previa, na época, um período de 05 (cinco) anos para completar o curso, com possível ampliação por mais 02 (dois) anos.
A ampliação para o Curso de Doutorado foi prevista em 1993, segundo a Resolução n° 4.014, artigos 12 e 14 da Comissão de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, datada de 13 de agosto daquele ano, durante a coordenação do Prof. Dr. Sedi Hirano. Em 1996, durante a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Cacciamali, a Comissão de Pós-Graduação do PROLAM/USP diagnosticou a consolidação do Curso de Mestrado, uma vez que o Programa contava com 40 (quarenta) dissertações defendidas de boa qualidade; inserção positiva dos egressos na comunidade acadêmica e em órgãos públicos e privados; corpo docente permanente e linhas de pesquisa definidas; e número expressivo de publicações de boa qualidade. Diante disso, a Comissão de Pós-Graduação, considerou que o momento era apropriado e deu início à formulação do projeto do curso de doutorado e ao processo de reformulação acadêmico-administrativo para apoiar a dinâmica dos dois cursos.
O documento do projeto do curso de doutorado foi aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em maio de 1997, obteve a aprovação do Conselho de Pós-Graduação da Universidade em março de 1998 e, com a realização do primeiro processo de seleção, começou a ser executado em outubro desse mesmo ano. O curso de Doutorado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 22/09/2000.

A REESTRUTURAÇÃO DOS ANOS 1990

O PROLAM/USP, então composto pelos cursos de mestrado e doutorado, exigiu reformulações acadêmicas e administrativas. Essas reformas aceleraram-se a partir de 1998 e foram orientadas para atender às demandas originárias da nova institucionalidade do ensino superior que estava sendo construída para a Universidade, bem como das mudanças estruturais da sociedade brasileira.
Os principais objetivos da reformulação de 1998 consistiram em: elevar a qualidade da produção científica; articular os projetos de pesquisa, provendo maior consistência ao desenvolvimento das linhas de pesquisa; diminuir o tempo de titulação dos alunos, envolvendo-os mais diretamente nos projetos de pesquisa em andamento; e ampliar as interfaces nacionais e internacionais do PROLAM/USP (internacionalização).
Naquele momento, entre as principais mudanças metodológicas, introduziram-se, para cada linha de pesquisa, disciplinas niveladoras (integração horizontal)com conteúdo de conhecimentos básicos e de metodologia. Adicionalmente, a Comissão de Pós-Graduação programou outras medidas e ações, como o incentivo da produção científica e a sua divulgação por meio de veículos reconhecidos pela comunidade científica; o apoio à participação dos docentes e discentes em encontros, seminários e congressos, especialmente, internacionais; a construção de interfaces institucionais com universidades no Brasil e no exterior; a ampliação da participação dos alunos em grupos/projetos de pesquisa do professor orientador para diminuir os prazos de titulação; e a participação em estágios e programas de bolsa sanduíche do corpo discente de doutorado.
As atividades de gestão também foram reformuladas de tal forma a agilizar e dar suporte às atividades acadêmico – cientificas. As principais medidas assumidas reportaram-se a: sistematizar normas e procedimentos internos; operacionalizar rotinas administrativo-acadêmicas; ampliar os recursos de informática disponíveis no PROLAM/USP; aplicar processo permanente de avaliação; e implantar sistema eficaz de fluxo e de registros de documentos e informações.
Seguindo essas diretrizes, e aprofundando as ações administrativas, didáticas e de pesquisa, a comunidade PROLAM/USP, em maio de 2016, compõe-se de: Comissão de Pós-Graduação representadas por seis professores de diferentes áreas e seus suplentes e um representante do corpo discente e seu suplente. O corpo docente é formado de 22 professores permanentes (dentre os quais estão os membros da Comissão de Pós-Graduação) e 6 professores colaboradores; 38 alunos matriculados no curso de mestrado ; 30 alunos no curso de doutorado; e do corpo administrativo de 3 funcionários. Até o presente momento, o PROLAM  titulou 411 alunos ( mestrados e doutorados), sendo 304 mestres e 107 doutores. O Programa vem acolhendo igualmente pós-doutorados.

A avaliação institucional e acadêmica do PROLAM/USP, originalmente, era efetuada pelo Comitê de Avaliação da Área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) do Ministério de Educação (MEC). Na avaliação trienal de 2007, o referido Comitê recomendou a mudança de área de avaliação para o Comitê Multidisciplinar, devido a dois motivos.  O Programa não dispunha da estrutura dos cursos de Ciências Sociais, devido ao seu caráter interdisciplinar; e 67% do corpo docente do Programa desenvolveram-se científica e academicamente em outras áreas das Humanidades e das Ciências Sociais Aplicadas.
A proposta de mudança de Comitê de Avaliação para o Comitê Interdisciplinar foi apreciada pelos professores e alunos, e pela Comissão de Pós-Graduação do PROLAM/USP, que a julgou pertinente e adequada, aprovando-a  por unanimidade.  A Pró – Reitoria de Pós-Graduação confirmou a conveniência da mudança.
Assim, partir de 2008, quase vinte anos depois de sua criação, o PROLAM/USP insere-se em espaços institucionais de graduação e de pós-graduação adequados e consistentes com a perspectiva interdisciplinar de sua proposta pedagógica e cientifica na abordagem do tema da integração latino-americana.