Apresentação

O PROGRAMA, PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina – PROLAM/USP é temático e interdisciplinar. Compõe-se de professores da Universidade de São Paulo que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e extensão sobre os aspectos teóricos e práticos das diferentes dimensões dos processos de integração da América Latina.
A diretriz metodológica é traçada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa ao redor de três eixos de investigação na área de humanidades e de ciências sociais aplicadas: SociedadeEconomia e Estado; Relações Internacionais e Práticas Políticas; Comunicação e Cultura. Cada linha de pesquisa, por sua vez, compõe-se de dois projetos de pesquisa, a saber: Comunicação e Cultura – Comunicação na América Latina; e Produção artística e crítica cultural na América Latina; Sociedade, Economia e Estado – Políticas públicas no campo do trabalho, educação e saúde, e Urbanização, metropolização e gestão urbana na América Latina; e Práticas Políticas e Relações Internacionais – Relações e práticas políticas na América Latina; e Relações internacionais.
A missão do PROLAM/USP é produzir conhecimento sobre a realidade latino-americana sob as dimensões social, econômica, política, educacional e cultural por meio de metodologia comparada aplicada a, pelo menos, dois países da América Latina ou sobre uma temática comum aos países da região.
O PROLAM/USP, desde 2015, vincula-se administrativamente à ECA – Escola de Comunicações e Artes. A experiência inter e transdisciplinar da ECA se coaduna perfeitamente com o projeto pedagógico do PROLAM/USP. No contexto dos cursos de pós-graduação, o PROLAM/USP busca o conhecimento inter e transdisciplinar ao congregar as diferentes unidades que o compõem. Além da ECA, a Faculdade de Direito, a de Arquitetura e Urbanismo, a de Filosofia, Ciências e Letras, a de Educação, as de Economia e Administração de São Paulo e de Ribeirão Preto e o Instituto de Psicologia, a EACH – todos da USP. Docentes e discentes de diferentes áreas de conhecimento contribuem decisivamente para que o PROLAM/USP, por meio de suas diferentes atividades, possibilite melhor compreensão dos aspectos multidimensionais da realidade latino-americana.

MISSÃO DO PROLAM /USP

Por um significativo período de sua existência, entre 1988 e 2009, o PROLAM/USP reportou-se diretamente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. A gestão do Reitor Prof. Dr. José Goldemberg criou essa modalidade de Programa de Pós-Graduação com dois objetivos que, até o presente momento, são mantidos.
O primeiro, de caráter de agregação e capacitação de pessoas, visava criar, no âmbito da Universidade de São Paulo, uma instância de reflexão acadêmico-científica (docência, pesquisa e extensão) e formar especialistas na temática da integração latino-americana. Esse espaço de produção de conhecimento sobre a integração da América Latina, no qual a USP apresentava lacuna frente às universidades de excelência do exterior, foi criado sob a perspectiva da área de humanidades e das ciências sociais aplicadas. Além disso, a construção de um espaço institucional com essa finalidade foi motivada também pelas necessidades históricas da região devido à aceleração do processo de mudanças estruturais no fim da década de 1980, dos processos de globalização e de integração regional.
O segundo objetivo, de caráter científico e metodológico, mirava a construção de uma metodologia interdisciplinar para apreender e compreender os processos latino-americanos em seus diferentes campos, econômico, político, social e cultural. As áreas que constituíram o núcleo primordial na formulação das diretrizes do Prolam/USP foram: Direito Internacional – Faculdade de Direito (FD/USP); Economia – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP); Sociologia, Política, Antropologia, História, Geografia e Letras Modernas – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP); Planejamento Urbano e Regional, História da Arquitetura e Estética do Projeto – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP); e Comunicação e Artes – Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Posteriormente, em 1993, a Comissão de Pós-Graduação do PROLAM/USP aprovou o Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação (FE/USP), em virtude do envolvimento desse Departamento em pesquisas conexas.
Em 2003, a Comissão de Pós-Graduação aprovou o ingresso do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP), cuja incorporação se deu a partir de 2004, fortalecendo a linha de pesquisa de Práticas Políticas e Relações Internacionais. Em 2008, a Comissão de Pós-Graduação aprovou a incorporação de representante da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH/USP). E, em 2015, a incorporação do Instituto de Psicologia da USP.
A incorporação administrativa do PROLAM/USP à ECA ocorreu EM 2015, seguindo as novas normas estatutárias e regimentais da Universidade de São Paulo que integra necessariamente os programas interunidades a uma de suas unidades componentes.
Em cada momento, todas as mudanças propostas pela Comissão de Pós-Graduação foram consideradas convenientes e devidamente aprovadas pelas Unidades envolvidas e pelos órgãos superiores da Universidade.